Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

Sebastião Kukeny é um jovem com múltiplas facetas, Licenciado em Geologia mas apaixonado pelo mundo televisivo. E é o Director Executivo da TV comunitária " VIANA TV" ou VTV.

Nesta entrevista, Sebastião Kukeny falou sobre o estado actual da televisão em Angola, dificuldades que enfrentou na criação deste projecto e de planos futuros.

244923096083.jpg

(Foto: Reprodução/ Facebook)

Blog Generalizado- Como surgiu a ideia para a criação da VTV?

 

Sebastião Kukeny- A criação deste projecto, surgiu na necessidade de criar um canal comunitário para produzir conteúdos televisivos, virados para os factores sociais e generalista do município Vianense.

 

Blog Generalizado- Foi fácil realizar este projecto?

 

Sebastião Kukeny- O projecto ainda é um sonho para se realizar na sua totalidade, digo de passagem, mas graças à Deus este projecto tem andando a bons passos. E com muita vontade de crescer como projecto em si.

 

Blog Generalizado- Quais as dificuldades que enfrentaste?

 

Sebastião Kukeny- Posso assim dizer que as tenho enfrentando(Risos), o termo projecto quer dizer algo contínuo ou progressivo. As dificuldades são aquelas que já as conhecemos, primeiramente falar da capacitação do pessoal que trabalhe neste projecto, falo das diversas áreas que existem em televisão, não tem sido fácil, mas tem sido um trabalho árduo e de muita disponibilidade dos mesmos.

 

Blog Generalizado-Como podemos assistir a VTV?

 

Sebastião Kukeny- Numa primeira fase(Experimental) as pessoas podem ver os nossos conteúdos televisivos nas redes sociais, onde tem sido um grande cartão postal para nós. Estamos no facebook, temos um website oficial, mas ainda este ano estamos com um grande desafio para a expansão do nosso sinal em um sistema de emissão de canal comunitário, sistema modular numa frequência UHF, sendo assim um canal aberto e sem fins lucrativos.

 

Blog Generalizado- Projectos futuros com a VTV?

 

Sebastião Kukeny- São diversos, mas o foco agora é para a capacitação profissional do pessoal que colabora e trabalha na VTV, visto que quando se fala em televisão nos dias de hoje, devemos nos focar na qualidade e uma identidade profissional, daí que um dos planos primordiais para o futuro é este.

FB_IMG_1430329098754.jpg

 (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Blog Generalizado- É licenciado em Geologia, e como surgiu a paixão pela TV?

 

Sebastião Kukeny- (Risos) Estudei e me licenciei em ciências da terra e do universo na especialidade de Hidrogeologia. Nada haver com a TV pois não?(Risos) Pois a paixão pela TV jã existe em mim desde os meus 14 anos, mas no decorrer da estrada da vida, acabei por me licenciar naquilo que também é minha paixão, Geologia.

Um pequeno resumo de como surgiu: Formei-me na Argélia, e me 2012 criei uma rádio online angolana na cidade em que estudei, Em Khemis Milana, e a esta mesma rádio passou a chamar-se "Rádio Khemis", uma rádio que unia os angolanos naquele país, pela forma como fazíamos nossos programas e passávamos as músicas que tocava muito na banda naquela altura. E depois a rádio passou a ser ouvida além fronteiras por outras comunidades angolanas nos países como: Brasil, Ucrânia, EUA, França, Inglaterra, Índia, Marrocos, Rússia Tunísia e Portugal.

E no ano seguinte em 2013, juntamente com colegas que faziam rádio comigo, num dia da mulher angolana, resolvemos gravar as meninas angolanas da nossa cidade, num "bate-papo" para elas que elas abordassem assuntos relacionados à mulher angolana e das dificuldades que elas enfrentam na Argélia, daí o vídeo foi bem recebido e a rádio passou a chamar-se de "Khemis TV". E quando terminei a minha formação, regressei para Angola disse aos colegas que iria continuar com o  projecto no meu município e que passaria a se chamar VIANA TV.

 

Blog Generalizado- Qual avaliação que fazes acerca do estado actual da TV angolana?

 

Sebastião Kukeny- Ainda sou um miúdo para falar ou avaliar este assunto, mas de certa forma a TV angolana nos dias de hoje comparando a dos anos atrás, melhorou muito do quesito qualidade de imagens e conteúdos generalistas, Só lamento a não expansão de outras TVs dos municípios em Luanda, as que chamamos de TVs comunitárias. Mas daqui amais alguns anos, tenho fé que a TV angolana irá ser tão grande e quem sabe ser ícone no que toca as audiências a nível de África, mas para isso com ajuda das TVs pequenas(TVs comunitárias).

 

Blog Generalizado- Quantos colaboradores tem a VTV?

 

Sebastião Kukeny- A VTV tem hoje mais de 30 colaboradores , sendo estes repartidos nas diversas áreas como: Produção, redacção, realização, edição, reportagem, informação, técnicas entre outras.

FB_IMG_1424516014324.jpg

(Foto: Logótipo da Viana TV) 

 

Blog Generalizado- Onde está sediada a VTV?

 

Sebastião Kukeny- Nós estamos localizados em Viana, bairro Esperança, na Rua do Colégio Sifica e Filhos, 1º Andar.

 

Blog Generalizado- A programação da VTV é direccionada para que tipo de público?

Sebastião Kukeny- Sendo uma TV comunitária, e o objectivo de uma TV comunitária, sabemos que é de servir a comunidade. A nossa linha editorial é meramente social e generalista e não abordamos assuntos políticos.

IMG-20150303-WA0004.jpg

(Foto: Divulgação)

Blog Generalizado- Expectativas para daqui a 5 anos?

 

Sebastião Kukeny- É prosseguir com o projecto, melhorando a qualidade dos nossos conteúdos, mostrar à Angola uma forma nova de fazer televisão virada e focada para a sociedade, e obviamente que no futuro o nosso canal esteja numa das plantaformas "mães da TV" em Angola via satélite.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:56



Mais sobre mim

foto do autor


Contactos:

Email: Pauloafonsoneto@sapo.ao


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.